Como tirar o novo RG? Veja detalhes

Governo federal anunciou a criação do novo RG, veja quem precisa, como fazer a emissão do documento e prazo máximo.
Por em 24/03/2022

A nova documentação de identificação nacional começará a ser utilizada em todo território brasileiro. Sendo assim, a dúvida referente a quem precisa emitir o novo RG se torna constante. Mas, a verdade é que todo cidadão brasileiro precisa emitir o novo documento atualizado. Entenda todos os detalhes no texto abaixo.

A emissão desse documento poderá ser realizada de forma gratuita, a inclusão do seu CPF na carteira de identidade também poderá ser colocada neste momento, caso ainda não possua.

Novo RG: validade do documento

O novo registro tem a validade de 10 anos para pessoas que possuem até 60 anos, para os de idade superior, a mudança é opcional. Dessa forma, os registros que não forem atualizados dentro da data limite, não serão mais válidos.

Essa nova documentação utilizará somente o CPF como referência, o motivo dessa junção é a facilitação do trabalho da polícia durante a abordagem. Além disso, o novo RG terá um aspecto diferente, terá um tamanho menor e a emissão poderá ser feita de duas formas: digital ou papel.

No caso do documento digital, para comprovar a autenticidade terá um QR Code para escaneamento. Dessa forma, o governo espera que seja reduzido a quantidade de falsificação de documentos de identificação.

Veja abaixo detalhes do novo documento:

Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Como emitir o novo RG?

Para emitir o documento é necessário comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou casamento.  Conforme informado anteriormente, a emissão do registro não terá custos para população. Para acessar o novo documento, basta entrar no portal do Gobv.br.

A produção da documentação teve inicio no começo do mês março de 2022 e terá o prazo até 06 de março de 2023, dessa forma, as pessoas terão tempo para se adequar ao novo documento.

Você pode gostar também