Novo RG já começou a valer, veja como tirar
Novas atualizações foram liberadas pelo governo federal referente a Carteira de Identidade Nacional, o Novo RG. O intuito dessa atualização em todo Brasil é para unificar o documento e consequentemente facilitar o processo de identificação.
Com a mudança, será inserido o número de CPF dos cidadãos, dessa forma, haverá uma padronização da identificação dos brasileiros. Porém, mesmo com a unificação, o novo RG não substitui os demais documentos, como passaporte e CNH.
- Como se inscrever no Enem 2022? Passo a passo
- PicPay abre mais de 100 vagas de emprego, veja como concorrer
Os institutos de identificação civil devem se adaptar para a inovação dos documentos. Essa medida é complementar do plano de modernização do país, promovendo a redução do número de fraudes e burocracias.
Como emitir o novo RG?
Com base no planejamento do governo federal, o novo RG será obrigatório para todos a partir do dia 6 de março de 2023.A novidade foi informada pelo Decreto nº 10.977.
Para emitir o documento é necessário comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou casamento, não terá custos para emissão. Para acessar o novo documento, basta entrar no portal do Gobv.br.
A produção da documentação teve inicio no começo do mês março de 2022 e terá o prazo até 06 de março de 2023, dessa forma, as pessoas terão tempo para se adequar ao novo documento.
Novo RG: validade do documento
O novo RG é de uso obrigatório para todo país. Porém, os que tiverem mais de 60 anos poderão usar a versão antiga por prazo indeterminado.
Tendo em vista o processo da troca, o governo espera que a mudança seja feita de forma gradual. A versão de RG antiga tem validade de dez anos a partir da sua emissão, dessa forma, somente quando esse prazo for encerrado que é necessário fazer a atualização do documento.
Além disso, o novo RG terá algumas mudanças, entre elas o tempo de validade, que será variável de acordo com cada pessoa. Confira abaixo:
- De 0 a 12 anos: terá validade de cinco anos
- De 12 a 60 anos: terá validade de dez anos
- A partir de 60 anos: terá validade por tempo indeterminado.
Abaixo, veja detalhes do novo documento: